Oposição critica demissões de aposentados

Os vereadores de oposição criticaram duramente a decisão da prefeitura de demitir os servidores aposentados durante a sessão da Câmara de Guabiruba realizada nesta terça-feira (6). Para Nilton Rogério Kohler (DEM) a justificativa da administração municipal de que há queda na arrecadação, não é convincente. Segundo ele, o Portal da Transparência demonstra estabilidade nos números durante os últimos meses. Ao mesmo tempo, ele aponta que houve muitas contratações. Kohler também criticou a forma como os servidores foram demitidos. "Não houve um aviso prévio, eles foram avisados na hora de pegar a folha de pagamento", afirmou. O vereador comentou ainda que os reflexos da crise econômica, diferente do que diz a prefeitura, só serão sentidos futuramente e que o pior ainda está por vir.

Jaime Nuss (PMDB) considerou o que chamou de "demissões em massa" uma atitude irresponsável. Para ele, o prefeito Matias Kohler (PP) já sabia que haveria queda na arrecadação da prefeitura, o que acontece sempre nesta época do ano, o que exige um planejamento antecipado para contornar a situação sem prejudicar o trabalhador.

Os vereadores de situação saíram em defesa do prefeito. O presidente da Câmara, Felipe Eilert dos Santos (PT) achou exagerada a expressão "demissões em massa" usada por Nuss. "Os desligamentos não impactaram em 2,5% no quadro de funcionários", ponderou, lembrando outras ações da atual administração como ampliações nas áreas da saúde, educação e meio ambiente.

Nilton Kohler  disse ainda que a prefeitura está com funcionários demais, especialmente cargos comissionados e por isso o orçamento estaria apertado. Santos questionou o colega perguntando se ele conhece alguma fórmula mágica para manter escolas e postos de saúde funcionando sem servidores.

Luciano Schlindwein (PP) lamentou as demissões, mas afirmou que elas foram necessárias para manter o equilíbrio financeiro da prefeitura e evitar problemas maiores no futuro. "Eu trabalho no setor de recursos humanos e sei que a notícia de uma demissão é tão triste para quem recebe como para quem dá, mas nfelizmente essa medida é necessária", avaliou.

Orçamento Regionalizado

Felipe dos Santos e Waldemiro Dalbosco (PP) comentaram sobre a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Brusque no último dia 6 para discutir o orçamento do Governo do Estado direcionado aos municípios da SDR de Brusque. Os dois lamentaram a baixa participação dos guabirubenses nas discussões. Apenas seis representantes da cidade, todos ligados ao Executivo ou ao Legislativo, foram à reunião, o que enfraqueceu os pleitos da cidade que poderiam ser entregues.

A reforma da Escola João Boos foi uma das prioridades eleitas, porém, o encaminhamento não contou com a participação de nenhum representante da escola. Dalbosco salientou ainda a completa ausência de entidades representativas e de classe.

Santos atentou ainda para o que considerou falta de articulação política da SDR Brusque, que não realizou nenhum encontro prévio para discutir o que poderia ser encaminhado na audiência.

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...