Operação Geada acolheu 21 pessoas

As ações da secretaria de Assistência Social e Habitação de Brusque, em parceria com a Defesa Civil, se encerram na sexta-feira (26). A secretária da pasta, Patrícia Freitas, informou que os trabalhados da Operação Geada Negra iniciaram no último final de semana. Até ontem, terça-feira (23), estavam alojadas 19 pessoas na Arena Brusque, sendo que este número foi maior na noite de segunda-feira (22), quando chegou a 21 pessoas.
No alojamento, as pessoas obtém roupas limpas, calçados, cobertores, toalhas, material de higiene pessoal, lanche, café e cama arrumada. Várias pessoas já deixaram o local, mas este trabalho de atenção a estas pessoas de maior vulnerabilidade por conta do frio terá continuidade até sexta, mas, segundo Patrícia Freitas, caso seja necessário uma nova ação por parte do poder público, o trabalho será retomado.
Evandro de Mello do Amaral, diretor da Defesa Civil local, informou que no estado foram confirmadas quatro mortes por hipotermia, ou seja, devido às baixas temperaturas. Amaral destacou que, em Brusque, além da preocupação do frio, existiu outro fator que necessitou uma atenção da Defesa Civil local, o volume de chuvas registrado na cidade: em dois dias choveu o equivalente a um mês.
O diretor da Defesa Civil também informou que houve ocorrências deslizamentos de terra em cinco pontos de Brusque, mas que todas foram de baixa intensidade.
A título de utilidade pública, nesta quinta-feira (25) a secretaria de Assistência Social e Habitação não estará atendendo a população. O motivo, de acordo a secretária Freitas, é a preparação da equipe para a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social em Brusque, que ocorrerá no dia 3 de agosto.



