Alemães vêm à Unifebe trazer conhecimento tecnológico

A estreita relação entre Brusque e Karlsruhe, na Alemanha, está propiciando a vinda de uma delegação para conhecer a Unifebe e repartir conhecimentos com a comunidade brusquense no campo tecnológico. São profissionais ligados ao KIT (Karlsruhe Institute of Technology), especialistas nas áreas de engenharia mecânica e química. Eles visitarão alguns estados brasileiros. Brusque é uma das cidades escolhidas. A comitiva passará por aqui entre os dias 11 e 12.
A ACIBr reuniu a imprensa para uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (6) e o presidente Edemar Fischer ressaltou a importância da vinda desses docentes à Unifebe, possibilitando um intercâmbio com uma instituição que é referência mundial em tecnologia, como a KIT. Fischer aproveitou para convidar os empresários para a recepção aos alemães no sábado (11) à tarde e reforçou a possibilidade de parcerias que podem trazer benefícios a Brusque.
No domingo (12), a partir das 10h, a comitiva visitará a empresa Fischer e conhecerá o projeto das casas modulares. Segundo a professora Ana Paula Bonatelle, que cuida das relações internacionais da Unifebe, a missão virá com sete pesquisadores que visitarão universidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é que a gente possa realizar pesquisas colaborativas com eles e também, se tiver a oportunidade, enviar nossos alunos da Unifebe para um intercâmbio na Alemanha”, disse.
Os pesquisadores da KIT serão recepcionados pelos professores e pela reitoria da Unifebe, estendendo o convite para que empresários brusquenses também participem da visita.
Participaram ainda da coletiva o professor Denis Boing, coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Unifebe e presentante da BSGES (Badische Sud Brasilia Mische Gesel Schaft), Pedro Schmidtt, que intermedia a missão em Brusque.
Para o professor Denis, a visita será importante, principalmente pelo fato de que no próximo mês a Unifebe deve inaugurar seu Centro de Tecnologia e essa parceria pode beneficiar diversos projetos da instituição.