Material impresso e cursos da Secretaria da Educação orientarão sobre a reforma ortográfica
Confecção e distribuição de 20 mil banners, de manuais e cursos sobre as novas regras da ortografia da Língua Portuguesa são as principais medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para orientar de forma didática professores, alunos e demais profissionais que atuam na rede pública estadual de Santa Catarina. Na terça-feira (10), funcionários ligados ao gabinete, diretores, gerentes e assessores da Secretaria participam, às 17h30min, no auditório do órgão central, do primeiro curso cujo objetivo é divulgar as mudanças na escrita do idioma Português. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, no mesmo local e horário, será realizada a segunda capacitação dessa vez dirigida aos demais técnicos da Educação.
No início desse ano letivo, a Secretaria abrirá licitação para a confecção de 20 mil banners que serão enviados as 36 Gerências Regionais de Educação, escolas e outras instituições governamentais. "Para as bibliotecas escolares, professores de Língua Portuguesa e dos anos iniciais do ensino fundamental serão encaminhados manuais, que como os cartazes, explicam de forma mais didática possível o processo de mudança ortográfica da Língua Portuguesa", ressalta o gerente de Ensino Fundamental da SED, Isaac Ferreira. O gerente alerta: "é uma mudança que só diz respeito à escrita e não ao sistema oral". Como exemplo cita a palavra "idéia" que perdeu o acento agudo e cuja pronúncia continua sendo a mesma.
Até 31 de dezembro de 2012 as duas formas ortográficas serão válidas. As alterações deverão atingir cerca de 0,5% das palavras adotadas no Brasil e 1,6% nos demais países.



