Recursos viabilizam construção de abrigos provisórios no Vale do Itajaí
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) obteve a liberação de R$ 7 milhões para a construção de abrigos provisórios nos municípios atingidos pelas enchentes no final do ano passado. Os recursos foram liberados pelo Ministério da Integração Nacional, através da Medida Provisória 448, que libera verba para a reconstrução de Santa Catarina. "Estes recursos serão usados exclusivamente para construir e equipar os abrigos provisórios que estão sendo implantados nos municípios do Vale do Itajaí e que vão beneficiar muitas famílias que tiveram as casas destruídas e que ainda precisa destes equipamentos", afirma a secretária Dalva Dias.
As famílias que ainda se encontram alojadas em escolas, salões comunitários ou em outros tipos de abrigos serão removidas para alojamentos que já estão sendo construídos em Blumenau. "A individualidades destas famílias precisa ser preservadas, por isso, estes novos alojamentos estão sendo planejados e construídos de forma que cada família possa ter seu espaço", destaca Dalva Dias, acrescentando que apenas a cozinha, lavanderia e banheiros serão coletivos.
Em Blumenau o 1º prédio, alugado pela prefeitura no bairro Badenfurt, já está em fase de acabamento e estão sendo construídas cerca de 40 moradias provisórias. Cada uma delas terá aproximadamente 25 metros quadrados de área útil, padrão para uma família de até seis membros com uma sala e dois dormitórios. No espaço funcionará ainda o setor administrativo e de atendimento dos técnicos de assistência social. A área externa contará com casa de brincar - um local de convivência lúdica entre pais e filhos - e espaço de convivência. Além do Badenfurt, quatro regiões já foram mapeadas para as próximas edificações: Garcia, Progresso, Itoupava Seca e Itoupava Norte.
A secretária Dalva Dias está em contato com os prefeitos de Ilhota e Gaspar para que projetos semelhantes possam ser implantados nesses municípios, já que, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, os recursos estarão disponíveis a partir de segunda-feira (9).


