Dia da Telefonista

Com a invenção do telefone por Alexandre Graham Bell em 1876, surgiu uma nova e importante categoria profissional: a telefonista. Naquela época, o aparelho era considerado como um luxo, privilégio para poucos. As ligações telefônicas só eram possíveis ser feitas com o auxílio das telefonistas. Elas intermediavam todas as ligações e, como havia poucos assinantes, as telefonistas conheciam a maioria dos usuários.
Com o passar do tempo e com a evolução dos sistemas de telefonia, as características dessa profissão sofreram modificações, mas continua sendo essencial para as empresas que querem oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes. A primeira vez que se comemorou o Dia da Telefonista foi em 29 de junho de 1956 e a partir daí essas profissionais nunca foram esquecidas.
A telefonista está presente em órgãos públicos e privados, empresas, escolas, hospitais, universidades e outros. Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por essa profissional atualmente. O serviço, indispensável no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização.
Por esses motivos, é preciso que a profissional esteja devidamente preparada para fornecer informações e responder às dúvidas de quem a procura. Assim como o telefone passou a ser instrumento indispensável para as empresas e para a população em geral, a telefonista também se tornou um importante agente inserido no processo econômico.
O papel da telefonista vai mais longe e não se restringe apenas a efetuar ou transferir ligações. Essa profissional é a voz da empresa em que trabalha.


