Novas redes de esgoto

O esgoto a céu aberto e a tubulação obstruída não é mais realidade dos moradores das ruas Jose Antônio Fischer, Bairro Imigrantes, Frederico Petermann, Guabiruba Sul, e Inês Fischer, no São Pedro, que enfrentavam as consequências desse tipo de transtorno. Nas últimas semanas, uma das frentes de trabalho da secretaria de Obras de Guabiruba foi a substituição de redes de esgoto no município, o que proporciona mais saúde para a população e preservação do meio ambiente.

Embora o plano municipal de saneamento básico esteja sendo discutido com a comunidade, o diretor de Obras, Gerson Lang, explica que as demandas da cidade estão sendo atendidas com a estrutura necessária que leva em conta o planejamento de Guabiruba para 2040. “A maioria das situações encontradas é de tubulações pequenas, que não suprem a vazão necessária. Algumas estavam entupidas, principalmente por terra levada pela chuva. Para evitar que isso se repita, os tubos estão sendo substituídos pelos de diâmetro maior”, explica.

Foram utilizados cerca de 300 tubos de diversos diâmetros nas redes. Além disso, a Secretaria de Obras realiza aproximadamente dez ligações de fossas sépticas a essas redes de esgoto por semana. Também estão sendo construídas diariamente bocas-de-lobo, bem como feita a limpeza das já existentes.