Gaspar terá mapeamento de áreas de risco

A cidade de Gaspar está entre os 821 municípios definidos como prioritários pelo governo federal para a realização de levantamentos de campo que possibilitarão conhecer aspectos importantes ao gerenciamento das áreas de alto e muito alto risco. O programa de mapeamento será custeado pelo ministério da Integração Nacional e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que têm a meta de concluir até o final de 2014 estes levantamentos.
Gaspar possui 58 setores de áreas de risco geológico. Esses mapas temáticos servirão para subsidiar as administrações públicas no planejamento de suas ações de prevenção e determinação de investimentos locais.
O projeto resultará na classificação adequada das áreas de risco e proporcionará a elaboração de propostas de intervenções que visem à diminuição do risco a deslizamentos e inundações.
Este mapeamento é importante, pois é uma ferramenta de planejamento urbano do município. As informações que serão levantadas nos auxiliarão a evitar a ocupação irregular e a buscar recursos para ações de defesa civil no município, ressalta a Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss.
Na próxima terça-feira (23) será promovida uma audiência pública no auditório da Prefeitura, às 19h, para apresentar à comunidade de que forma este mapeamento ocorrerá no município.
Fonte: Assessoria



