Hoje é Dia do Imigrante

Podemos considerar o início da imigração no Brasil a data de 1530, pois a partir desse momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses. Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro, os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul residindo nas cidades de Novo Hamburgo e São Leopoldo.
No mesmo período, a imigração alemã aconteceu em Santa Catarina nas cidades de Blumenau, Joinville e Brusque. Todos esses povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócios. Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território.
Com a necessidade de mão de obra qualificada para substituir os escravos, milhares de italianos e alemães chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país. O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Essa foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo, trazendo diversas influências como o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e outros.
Graças à imigração e sua miscigenação, o Brasil é hoje um país de múltiplas culturas e de grande valor histórico.



