Conselho solicita tombamento de dois imóveis
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:930046:46669a4140371a055f0c55dcf35426e7.jpg)
O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural (Comupa) encaminhou nesta terça-feira (23), uma proposta à Prefeitura de Brusque para o tombamento do templo da Igreja Luterana e do prédio da antiga Maternidade Cônsul Carlos Renaux, ambos localizados no Centro da cidade. De acordo com o documento, a solicitação tem por objetivo a preservação do patrimônio cultural de Brusque.
A entrega da proposta foi realizada durante reunião extraordinária da entidade, que contou com a participação de representantes do gabinete, do Instituto Brusquense de Planejamento e da Fundação Cultural. O pedido para que os dois imóveis sejam tombados foi feito pelo historiador Álisson Castro e analisado por todo o conselho, que em reunião realizada em maio decidiu acatar a solicitação e enviar a proposta ao Executivo.
O presidente do Comupa, Ricardo Laube Moritz, explicou que durante o período em que o pedido foi protocolado até sua deliberação, todas as partes foram ouvidas. No ofício encaminhado à prefeitura, o conselho destaca que procurou ser o mais coerente e observador das suas responsabilidades e atribuições, dado o respaldo social que possui, não detendo-se aos interesses particulares dos envolvidos, uma vez que, como órgão público, é sua função defender o interesse coletivo.
Moritz acrescentou que a preservação desses bens é de extrema importância para a sociedade brusquense pelo seu valor histórico, artístico e simbólico.
Agora, a Prefeitura de Brusque irá avaliar a possibilidade de incorporar as construções em seu rol de imóveis tombados. Caso o pedido seja acatado, o município torna-se corresponsável pela conservação dos espaços e fará a devida notificação aos proprietários dos locais.