Beneficiários do programa precisam atualizar dados
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:930196:81e5301ce177d798ae6567dd18fa5ccd.jpg)
Os beneficiários do Programa Bolsa Família devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de suas residências para fazer o monitoramento do peso e altura das crianças até a próxima terça-feira (30). A medida é uma das exigências para permanecer no programa e aqueles que não atualizarem seus dados poderão perder o benefício.
Não é necessário agendar horário. O procedimento é rápido e realizado na hora pela equipe da UBS. Essa é uma das contrapartidas exigidas a todos os beneficiários do Bolsa Família e ao poder público, abrangendo a vacinação e acompanhamento do desenvolvimento nutricional das crianças.
Atualmente, 1.761 famílias integram o Bolsa Família em Brusque. Os responsáveis que tiverem dificuldade em cumprir as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) devem procurar orientação na Prefeitura de Brusque. A Secretaria de Saúde ressalta que aqueles que não atenderem às exigências podem ter o Bolsa Família bloqueado, suspenso ou até mesmo cancelado.
Os responsáveis também devem ficar atentos ao período de recadastramento do benefício. O prazo de cada grupo é informado no extrato no momento do saque.
Contrapartidas
Além das informações sobre a saúde dos beneficiários e crianças, outro acompanhamento que o MDS exige é a frequência escolar. O calendário de acompanhamento das contrapartidas é definido pelo MDS em conjunto com as áreas de saúde e educação. No caso da saúde, as informações das famílias são prestadas duas vezes por ano. Já os dados relativos à frequência escolar precisam ser informados cinco vezes ao ano.