Reformado recentemente, o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Recriar), em Botuverá, será inaugurado oficialmente neste sábado (13), às 14h30min. Toda a comunidade é convidada a participar da festividade, que contará com todas as formalidades características: corte de fita e descerramento de placa. Os presentes poderão também assistir a uma apresentação de dança e teatro, feitas pelos próprios alunos da unidade, cama elástica para a diversão da criançada e coquetel de encerramento.
O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi (Nene), e o vice, Nilo Barni, já confirmaram presença. O ex-prefeito e gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR Brusque), Moacir Merízio, também estará presente.
Segundo a coordenadora pedagógica do Centro de Convivência e uma das idealizadoras do projeto, Jussara de Oliveira Lussolli, são esperadas cerca de cem pessoas para a festa.
Para o deslocamento das pessoas que moram nas localidades mais afastadas será disponibilizado transporte gratuito. Um ônibus sairá do Bairro Ourinho e outro do Águas Negras, ambos às 13h30min. Os interessados devem esperar a condução nos pontos de ônibus utilizados para o transporte escolar. O retorno está previsto para às 16h30min.
O Centro de Convivência é referenciado ao Cras (Centro de Referência em Assistência Social), da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação, e existe desde 2011, mas nunca foi inaugurado.
Com novas instalações e equipe de professores ampliada, a unidade atende cerca de 61 crianças. Quatro professores desenvolvem atividades no contraturno escolar, com menores entre seis e 15 anos de idade. As crianças participam de oficinas de artes, dança, leitura e informática e também aprendem a cuidar da horta do Centro de Convivência.
Cada criança faz duas atividades por período e ainda recebe lanche no local (para as crianças do turno da manhã o almoço também é servido). Jussara explica que as crianças atendidas são usuárias do Bolsa Família, encontram-se em situação de vulnerabilidade social ou foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar. É uma estratégia de educação alternativa, voltada para o fortalecimento de vínculos entre elas, e com a família, os colegas da escola e a sociedade.
Ela explica que eles aprendem a cuidar e a ajudar um do outro, e que já é possível notar melhoras no comportamento de vários deles. A cada dois meses todos os funcionários do local se reúnem para fazer o planejamento das atividades. Por meio de diversas temáticas, como a da Família, por exemplo, mostramos às crianças o que é adequado, como agir de maneira correta, salienta Jussara.
Além do desenvolvimento das atividades com as crianças, todas as terças e sextas-feiras, são feitas visitas às famílias. Jussara vai às casas dos meninos e meninas, para um acompanhamento individual de casa caso.
Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Botuverá




