Governistas reforçam fim da UPA 24 Horas

A decisão do governo provisório de Brusque de não dar continuidade à instalação da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas no Bairro Santa Terezinha teve seus desdobramentos entre os vereadores da cidade. Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (22), este foi um dos principais assuntos no já típico embate entre governo e oposição.

Para a bancada situacionista, a decisão de interromper o processo de estruturação da UPA, ou PA 24 horas, foi acertada. O motivo é que a manutenção do espaço depois de concluído, com o atendimento ao público em andamento, ficaria inviável para os cofres do município. “O custo para colocar mais quatro médicos chegaria a R$ 400 ou R$ 500 mil. Qual seria mais barato: colocar mais dois médicos no Dom Joaquim e Azambuja ou quatro médicos para dizer que tem uma UPA?”, questionou o líder do governo, Alessandro Simas.

Não foi ele quem puxou o assunto na sessão, mas apresentou números que, nos argumentos do governo, embasam a decisão de não dar continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior e opositor de Paulo Eccel. De acordo com os números apresentados por Simas, a obra da UPA 24 horas iniciou em 2010 e ficou paralisada por algum tempo, sendo que a data prevista para entrega seria agosto de 2015. O custo total estava orçado em R$ 2.933.339,20 milhões. Isso com dados do primeiro mês.

Mas o custeio do local colocaria em risco as finanças do município, alegaram Simas e a bancada governista: R$ 1,1 milhão por mês. No entanto, o repasse federal, já que se trata de uma obra de programa da União, seria de R$ 175 mil mensais. Quando passasse para nível qualificado, quando dispõe de vários especialistas, entre eles pediatras, passa a recebe R$ 300 mil.

“Da maneira como vem sendo anunciada essa questão da UPA, temos que estudar melhor. Porque temos dois hospitais que precisam de recursos e eles ja têm todo aparato possível para atender bem o paciente”, comenta o peemedebista Guilherme Marchewsky, um dos opositores à implantação da UPA.

Se o argumento do governo para não abrir as portas da unidade é a indisponibilidade financeira, quem esteve do outro lado até pouco tempo contesta. Os recursos estavam já definidos no orçamento, alega a oposição. Que contesta, também, o montante mencionado pelos governistas para manter a unidade. “Esses números não reconhecemos. Eles precisam ser debatidos para que os reais motivos que levam o governo interino a devolver esse recurso para a União venham à tona”, frisou Felipe Beloto (PT), líder da bancada oposicionista.

Contestação reforçada pela também petista Marli Leandro. Ela afirma que a construção, abertura e funcionamento da UPA iria reforçar o atendimento a quem não tem condições de arcar com o serviço privado de “Esse dado, de R$ 1,4 milhão, para manter, queremos saber de onde vem. A administração passada também estava fazendo esse levantamento de quanto seria para a abertura da UPA e isto está muito aquém”, disse ela.

Outro argumento da base governista é de que a Unidade de Pronto Atendimento tem caráter regional. Caso um paciente de qualquer cidade vizinha a Brusque buscasse atendimento, teria de ser acatado.

A UPA 24 horas seria construída no Bairro Santa Terezinha. Na semana passada, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), a secretaria municipal da Saúde anunciou a não continuidade da obra. 

OUÇA O ÁUDIO NO ALTO DA MATÉRIA

(VÍDEO) - Goteiras na Rodoviária de Brusque são registradas novamente

A rodoviária de Brusque continua a sofrer com problemas de goteiras na sua cobertura. O fato, que já é recorrente para os usuários do transporte interurbano, voltou a ser registrado na manhã desta sexta-feira (23), que foi marcada por pancadas de chuva e tempo nublado.  Em um vídeo enviado por um ouvinte da Rádio Cidade é possível observar o chão com poças d’água, ao lado das cadeiras que...
Continuar lendo...

Acidente envolve carros de Brusque na Ivo Silveira

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã de hoje, por volta das 10h30, na rodovia SC Ivo Silveira, bairro Bateas, em Brusque. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que atendeu a ocorrência, o fato resultou apenas em danos materiais.  No local, a guarnição da PMRv constatou que se tratava de uma colisão traseira entre dois veículos. O primeiro veículo envolvido era um FIAT AUDACE, registrado no município de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) - Caminhão transporta outro em alta velocidade e causa risco na rodovia

Na manhã desta sexta-feira (23), um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo perigosamente e transportando outro caminhão, de modelo menor, na carroceria. Conforme vídeo que circula em redes sociais, o fato aconteceu na BR-101, próximo a Navegantes.  Ainda conforme o vídeo, é possível notar que o veículo transportado encontrava-se suspenso, sem qualquer tipo de segurança para os condutores que trafegavam na...
Continuar lendo...