Vereador lembra 40 anos da Unifebe

A passagem dos 40 anos de atividades da Unifebe foi tema do pronunciamento de Deivis da Silva (PTC) na noite de terça-feira (9). Segundo ele, o comprometimento com a qualidade de ensino é a principal marca do Centro Universitário de Brusque Unifebe, que neste ano está completando quatro décadas de atividades.
Ainda de acordo com Deivis, a entidade foi criada pela lei municipal nº 527, de 15 de janeiro de 1973, tendo como idealizador o professor e padre Orlando Maria Murphy. Nesse tempo, a instituição adaptou-se as novas realidades do mercado regional e nacional, ampliou a oferta de cursos oferecendo opções de graduação e pós-graduação sob a demanda dos parceiros e da população, construiu campus próprio e a reputação de ser muito mais que números, mas um centro de incentivo aos talentos de Brusque e região, frisou na tribuna.
O compromisso maior da Unifebe, segundo ele, é formar pessoas conscientes dos problemas de sua época, comprometidas com a qualidade de vida da sociedade. Por isso, a instituição dispõe de uma estrutura física de aproximadamente 15 mil metros quadrados de área construída e uma das mais completas estruturas da região, com salas de aula climatizadas e equipadas que possibilitam o conforto dos quase 2500 alunos que frequentam 20 cursos de graduação, reconhecidos e aprovados, e também cursos de pós graduação que atendem as necessidades da comunidade. O Centro conta com 60 salas de aula climatizadas, 10 salas de apoio, 21 laboratórios, auditório e anfiteatro, biblioteca com mais de 70 mil livros e periódicos, e uma incubadora de base tecnológica, citou o vereador.
Deivis lembrou também fatos que marcaram a trajetória da Unifebe. Nesses 40 anos podemos destacar a criação da Escola Superior de Estudos Sociais (antigo nome da Unifebe) em 1973 e que o primeiro corpo docente possuía 67 professores sendo 24 mulheres e 43 homens. Que em 1974, a Unifebe junto com as Fundações Educacionais do Estado criaram a Acafe.
Em 1987 foi inaugurada a primeira sede própria da instituição onde hoje está localizado o anfiteatro da Unifebe, no Centro. Em 1990 foram lançados os cursos de Direito e ciências contábeis, dentre outros fatos, como a inauguração do bloco A do campus no Bairro Santa Terezinha em 2001. Diante dessa bela história, elaboramos um Requerimento sugerindo a realização de uma homenagem durante uma sessão ordinária no mês de agosto para reverenciar esses 40 anos da Unifebe, concluiu o parlamentar, tendo sua solicitação aprovada na ordem do dia.
Texto: Assessoria Câmara Municipal