Fim do PA 24h é anunciado pelo governo

O Pronto Atendimento (PA) 24 horas que tinha como previsão pela gestão municipal passada de ser inaugurado em agosto deste ano não será mais concluído. A informação foi revelada durante reunião mensal do Conselho Municipal de Saúde (Comusa) na noite de ontem, quarta-feira (18) pela secretária de Saúde do município, Ivonir Zanatta Crespa Webster.
O motivos alegado pelo governo é a dificuldade financeira para a manutenção dos serviços. O espaço, segundo a secretária, após concluído abrigará a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Terezinha e será a nova sede do Samu.
O prefeito Roberto Prudêncio Neto, em uma coletiva no mês de maio juntamente com o secretário de Obras Miguel Comandolli Júnior e o responsável pelo Departamento Geral de Infraestrutura AurélioTormena, ao falarem sobre as obras do PAC e do Orçamento Participativo, disse que 85% das obras do PA 24h estavam concluídas, mas ele não soube precisar se a inauguração realmente seria em agosto. A possibilidade maior de conclusão seria ao final de 2015.
O PA 24h, além de oferecer atendimento 100% gratuito, tinha por objetivo tirar a sobrecarga de atendimento do Hospital de Azambuja. Agora, sem a sua conclusão, a dúvida é se os valores transferidos pelo Governo Federal para a construção do prédio terão que ser devolvidos. Vale salientar que o orçamento de 2015 da saúde teve um acréscimo de quase R$ 10 milhões prevendo a abertura do Pronto Atendimento 24h e outras unidades básicas de saúde em Brusque.
O PA 24h é referência em diversas cidades do País em atendimentos de emergência, problemas como pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Também conta com raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.


