SC confirma 2.755 casos de dengue

O aumento de casos confirmados de dengue em Santa Catarina e as ações do Governo do Estado de combate e prevenção à doença foram tema da reunião da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa ontem, quarta-feira (17). A diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive) confirmou 2.755 casos até o dia 1º de junho em Santa Catarina.
De acordo com a Dive, são mais de cinco mil focos identificados do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. O combate ao mosquito da dengue é considerada a principal ação para diminuir a transmissão do vírus. Sem tratamento, a dengue pode levar à morte em até 20% dos casos. A presidente da Comissão de Saúde na Alesc, deputada Ana Paula Lima (PT) disse que o Estado falhou em não cobrar dos municípios com maior veemência as ações de combate ao mosquito transmissor.
A intenção da Comissão de Saúde é solicitar que o Governo do Estado cobre com rigor dos municípios ações contra a dengue, especialmente da cidade de Itajaí, que desde o início de 2015 enfrenta uma endemia da doença.
Fábio Gaudenzi, superintendente de vigilância em saúde do Estado, afirma que o objetivo das ações - entre elas o auxílio do exército em Itajaí - é impedir que haja avanço no número de casos confirmados na região.


