Falsários forjam multas de trânsito

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) emitiu um comunicado alertando os motoristas para o golpe da multa falsa. O cidadão recebe em casa um boleto idêntico ao emitido pelos órgãos de trânsito, inclusive com a foto do veículo.
O golpe funciona assim: os bandidos fotografam veículos circulando aleatoriamente pelas vias. Com número da placa, endereço e nome da vítima, eles fabricam um boleto falso e o enviam ao "infrator". Nesse boleto está o código de barras de uma conta bancária de um laranja, para onde irá o dinheiro na hora do pagamento.
O Denatran recomenda que, ao receber um boleto de multa, o usuário consulte o site do seu respectivo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para verificar a placa do seu veículo. A multa só será real se estiver registrada junto a esse departamento, caso contrário, é falsa. O endereço eletrônico do Detran-SC é http://www.detran.sc.gov.br.
Além disso, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) lembra que, antes da multa propriamente dita, o motorista recebe uma notificação a fim de que possa apresentar sua defesa junto ao órgão de trânsito competente. O boleto com código de barras para pagamento nunca é enviado antes disso. Em caso de dúvida, a GTB se coloca à disposição para a consulta das informações do veículo e a confirmação da existência ou não da multa. Até agora, nenhum caso foi registrado em Brusque.


