A manhã desta terça-feira (16) foi marcada por uma solenidade militar em frente à Praça Sesquicentenário. O Corpo de Bombeiros Militar de Brusque recebeu oficialmente o caminhão Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR), que já estava disponível aos socorristas desde o dia 7 de abril. O veículo foi comprado através do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Além disso, a cerimônia também homenageou a passagem de um bombeiro para a reserva remunerada.
O evento contou com a presença de várias autoridades, entre civis e militares, incluindo o comandante da 1ª Região de Bombeiros Militar, tenente-coronel Walter Ferreira Póvoas Júnior, e também o prefeito interino da cidade, Roberto Prudencio Neto, que enalteceu o trabalho dos bombeiros de Brusque.
Segundo o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque, tenente Hugo Manfrin Dalossi, também foi comemorada a emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Eles ainda receberam equipamentos de resgate veicular, os quais foram adquiridos por meio de recursos do Poder Judiciário, representado pelo juiz de direito da Vara Criminal do município, Edemar Leopoldo Schlosser. Entre as ferramentas está um conjunto de desencarcerador hidráulico. Uma equipe de bombeiros utilizou o kit para realizar uma simulação de resgate ainda na manhã.
Durante a solenidade, três bombeiros foram homenageados pelo destaque no primeiro semestre de 2015. São eles:
- De Brusque: cabo BM Marcos Onildo Canci
- De Botuverá: soldado BM Geremias Dutra
- De Guabiruba: cabo BM Luciano Schlindwein
O terceiro sargento BM Mauri Luiz Voitena foi quem passou a integrar o quadro da reserva remunerada, completando 30 anos de serviços prestados.
ABTR
Conforme o comandante, a nova viatura possui bomba de alta vasão, sendo disparados 1.200 galões por minuto. Além da água, o equipamento também consegue expulsar espuma, o que ajuda no combate de diferentes tipos de incêndio. O trabalho de resgate também fica mais completo com itens apropriados para diversas situações.
O ABTR tem características singulares em relação aos demais caminhões. As configurações dele, inclusive no carregamento de água, fazem com que a viatura seja mais ágil e versátil. O veículo entregue oficialmente nesta manhã também conta com amplos compartimentos laterais, os quais possibilitam a acomodação de equipamentos, ferramentas e acessórios que ajudam no atendimento de ocorrências. “Basicamente, a maioria dos equipamentos é importada. A bomba de água é americana e a torre de iluminação de alta potência é importada da Europa.”, frisa Manfrin. Além disso, também computa um regulador de pressão em display LED, onde pode ser selecionada a pressão da água que sairá no esguicho, diferentemente das outras viaturas, que têm a pressão regulada manualmente.




