Estudantes do Ivo Silveira apresentam projetos inspirados em música

Foi realizada nesta quinta-feira (15), na Escola de Educação Básica Ivo Silveira, mais uma edição do projeto "Arte e Movimento". O projeto é organizado pelos alunos do ensino médio, com auxílio dos professores e da direção, com objetivo, através de ritmos musicais, desenvolver uma nova maneira de relacionar a música com matéria curriculares.
Bibiana Frutuoso, que é diretora do Ivo Silveira, explicou que, num primeiro momento, o projeto seria realizado pelo novo ensino médio.
"A princípio, seriam feitos só pelo novo ensino médio, mas a assessoria de direção, com os professores, resolvemos fazer com todo o ensino médio. Do primeiro ao terceiro ano e é um projeto muito interessante. Antes da pandemia, a gente já realizava esses projetos e acreditamos nesse valor cultural, conhecimento desses projetos", comentou Bibiana.
A assessora de direção, Mônica Luiz, explicou que o evento já é realizado há anos. Pelo menos uma vez no ano, o projeto é apresentado.
"Este ano, a após a pandemia, retomadas as aulas 100% presenciais. Sentamos e conversamos que neste momento, iriamos optar que faríamos somente com o ensino médio. Inicialmente, seria apena o novo ensino médio, mas a proposta se tornou tão interessante e legal que optamos trabalhar com todo o ensino médio", conta.
Mônica explicou que o projeto contou com a partição de dez turmas e que o tema seria estilos musicais.
"Foram elencados dez estilos, visto que a gente tem dez turmas e cada uma propôs a pesquisar, se organizar para apresentar para as outras turmas do ensino médio", explicou Mônica.
As turmas escolheram cada uma, um ritmo musical para desenvolver suas ideias e mostrar a história por trás de como nasceu o projeto. Foi criado o ritmo e como ele vem se atualizando aos logos dos anos até os dias atuais. Entre os ritmos estão tango, hip-hop, valsa, samba, rock, entre outros.
As apresentações dos projetos tiveram início na manhã desta quinta-feira (15) e seguem ao longo desta sexta. À noite, os alunos estarão apresentando as danças dos temas escolhidos e que foi mostrado em cada projeto.
Cabe ressaltar que o projeto é avaliado por uma banca de professores, que no final estará dando uma nota. Esta será somada à matéria que o aluno escolher, como uma forma de incentivo pelo empenho na participação do projeto.