Cardiologista só em São José
A aposentada Edeltrudes Fucks (81) foi levada por familiares ao Hospital de Azambuja na manhã deste domingo (4), por volta de 8h. Ela estava em casa e começou a sentir-se mal, com fortes dores na região do peito.
No hospital, ela foi atendida pelo médico de plantão, que pediu a presença de um cardiologista, pois Edeltrudes precisaria ficar hospitalizada. Como não foi encontrado nenhum cardiologista de plantão na cidade de Brusque e também a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não possuía nenhum leito disponível, a paciente foi levada pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal ao Hospital Regional de São José, que foi chamado ás pressas.
Uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento Médico de Urgência (Samu) fez o deslocamento da paciente, que estava consciente, usando medicação intravenosa e tapada por um cobertor térmico, até a aeronave que aguardava em um campo próximo ao Hospital de Azambuja.
Após chegar ao pronto socorro do Hospital Regional de São José, Edeltrudes foi encaminhada para o centro hemodinâmico, local onde são feitos os diagnósticos médicos. Somente depois é que foi levada para a UTI coronária daquela instituição.


