O tráfico de drogas em Brusque sofreu um duro golpe na manhã desta quinta-feira (11) após uma operação desencadeada pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar. Logo após as 6h, cerca de 45 policiais de Brusque, Gaspar, Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau, comandados pelo delegado Alex Bonfim Reis e o capitão Pedro, iniciaram o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em sete residências localizadas na região do Bairro Steffen. Os policiais contaram inclusive com o auxílio dos cães farejadores dos canis de Itajaí e Blumenau.
Cerca de uma hora depois a polícia comemorava o sucesso da operação que resultou na prisão de seis pessoas, sendo quatro por força de mandado e duas por estarem nos locais onde eram comercializadas as drogas. Seis endereços funcionavam como “biqueiras”, ou seja, a venda de drogas em pequenas porções, e numa delas abrigava o líder do tráfico, Alfredo Teixeira, o Gordo, também capturado.
Um balanço superficial da operação que começou a ser preparada há mais de um mês, com investigações que respaldaram os pedidos de prisões junto ao Poder Judiciário e Ministério Público, aponta para a apreensão de quase cinco quilos de crack e mais de meio quilo de pasta base de cocaína, além de um valor expressivo em dinheiro na casa do chefe do tráfico. Foram presos ainda Felipe Reis do Amaral, Gilberto Antônio Begnini (Gringo) e Edelmiro Amaral de Lima (Neto).
O delegado Alex Bonfim afirmou que um dos fatores mais importantes na operação foi a prisão do responsável pelo topo do tráfico, que fornecia a droga para as “biqueiras”. O sistema era bem estruturado e funcionava em pontos estratégicos mantidos por Gordo. “O trabalho bem feito é demorado, mas dá bons resultados”, comemorou o delegado ao ver a quantidade de droga apreendida e a retirada de circulação do responsável pelo fornecimento.
Com a operação desta quinta-feira, Reis espera também esclarecer o homicídio ocorrido no dia 23 de março deste ano, na Rua Flávio Luz, quando foi assassinado Juscelino Ribeiro Pinto (24), com três tiros. O imóvel onde o rapaz residia pertence ao líder do tráfico preso hoje pela manhã. Naquela ocasião, a polícia encontrou cerca de um quilo de maconha dentro da quitinete. Uma semana depois do crime, um novo inquilino foi colocado no imóvel e assumiu o fornecimento de droga naquele endereço.
O delegado Alex Bonfim Reis informou que possivelmente ocorrerão desdobramentos dessa operação com a prisão de novos envolvidos. Para o sucesso da ação de hoje, a polícia contou com importante respaldo do Poder Judiciário e do Ministério Público de Brusque.