Programa tem 110 inscritos este ano

As entidades e órgãos inscritos para participar do programa Selo Social, da Prefeitura de Brusque, entraram em uma nova etapa de elaboração dos projetos. Depois de alguns encontros de capacitação, a etapa seguinte é de dar início ao processo de execução dos projetos para busca da certificação.
Segundo a coordenadora do Selo Social Danielly Vieira, este ano o programa tem 110 inscritos. São órgãos, empresas e entidades do setor púbico e privado. A etapa de capacitação visa detalhar aos participantes os caminhos para que o projeto seja elaborado dentro do que exige a comissão responsável por selecioná-los e emitir as certificações. “O selo vem para organizar aquele trabalho que elas desenvolvem”, pontua ela.
O objetivo do Selo é reconhecer investimentos em ações internas e externas voltados para funcionários e a comunidade em geral. Ações que remetem a oito grandes causas pactuadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, durante a Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, nos Estados Unidos, e assinada por 191 países. “O Selo Social faz parte de um movimento muito maior. São certificadas como organizações socialmente responsáveis”, prossegue Danielly.
A partir de agora, as entidades receberão assessorias individuais. A coordenação atende cada um e ajuda a escrever o projeto, colocando passo a passo no papel o processo. Em outubro, a comissão avaliadora analisará todos e direcionará de acordo com os objetivos que a entidade, empresa ou órgão atingiu. A certificação ocorrerá na noite de 26 de novembro.
A comissão avaliadora é formada por nove representantes: três da secretarias de órgãos públicos municipais, três de conselhos municipais e três de associações empresariais. “Elas avaliam todos os projetos que cada organização cadastra. Ano passado tivemos quase 500 inscritos”, conta a coordenadora do programa.
De acordo com Danielly, a importância que carrega o Selo está no vínculo que a marca estabelece com as empresas e entidades. Se ela exportar seus produtos, por exemplo, o símbolo dos objetivos do milênio é reconhecido em 191 países. “Ela vai carregar o símbolo de responsabilidade social, de uma marca que é conhecida em nível internacional e reconhecida, inclusive, pela ONU”, finaliza.



