Aconteceu na noite de segunda-feira (8) uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Guabiruba para discutir sobre a pavimentação da SC-420, estrada que liga a cidade a Blumenau. Partindo do Bairro Pomerânia, ela segue pelo Bairro Gaspar Alto, em Gaspar, e chega a Blumenau pelo Bairro Garcia. São cerca de 14 Km que precisam de pavimentação e que há pelo menos 50 anos estão nas promessas nunca cumpridas de diversas campanhas e mandatos.
Mais de 120 pessoas acompanharam a audiência, incluindo moradores da comunidade de Gaspar Alto. Ao lado do presidente do Legislativo de Guabiruba, vereador Felipe Eilert dos Santos (PT), que conduziu os trabalhos, compuseram a mesa de autoridades o prefeito guabirubense Matias Kohler, o vice Valmir Zirke, o secretário regional de Brusque Ewaldo Ristow, os vereadores de Brusque Marli Leandro (PT), de Blumenau Vanderlei de Oliveira (PT) e de Gaspar Hamilton Graf (PT), além de um representante da prefeitura de Blumenau e de comunidades da região.
Na abertura da audiência, Santos apresentou um vídeo produzido por ele com o apoio da assessoria da Câmara que mostra a realidade da rodovia de perto. O vereador percorreu os quase 14 Km de bicicleta e filmou todo o trajeto.
Envolvimento estadual
Entre as discussões, uma das questões que foi unânime é a necessidade de envolvimento maior do Governo do Estado com a SC-420. O secretário regional de Brusque Ewaldo Ristow inclusive saiu da reunião com o compromisso de marcar um encontro com a SDR de Blumenau a fim de unir forças e, assim, convidar o governador Raimundo Colombo para que conheça pessoalmente a região e a situação da estrada.
Ristow acrescentou ainda que cabe a cada cidade discutir os reflexos positivos e negativos da obra em seu território. Em relação a isso, o prefeito de Guabiruba Matias Kohler afirmou que a administração municipal já prevê esse impacto no seu Plano Diretor. “Temos que ter o cuidado para não criar uma solução e outro problema”, garantiu.
Kohler lamentou a ausência total de deputados estaduais na audiência. Nem mesmo os que receberam o seu apoio durante a campanha eleitoral compareceram. Para ele, falta força política em torno dessa obra, especialmente o envolvimento de deputados estaduais e mesmo federais, que poderiam sensibilizar o Governo do Estado sobre a importância da SC-420. O vereador Felipe dos Santos concordou com o prefeito. “Não é nenhum projeto sonhador. A estrada já está aberta, não vai ter nenhum impacto ambiental e nem precisa a mobilização de grandes estruturas”, completou.
O vereador de Blumenau Vanderlei de Oliveira, que foi quem levantou a bandeira em 2013, ressaltou a possibilidade da realização de uma audiência pública semelhante em Brusque e lembrou da inclusão de Botuverá nesse diálogo, já que a cidade também poderá se beneficiar com a pavimentação.