Encerramento de atividades no Brasil é boato

O anúncio de que o HSBC estaria definitivamente encerrando suas atividades no Brasil até 2016 está sendo desmentido por algumas fontes ligadas ao banco e pela própria assessoria de imprensa da instituição.
Um funcionário que prefere não se identificar afirma que a informação é precipitada. "O que houve foi, na verdade, uma declaração da presidência do banco de que o seu posicionamento estratégico está sendo revisto. E isso pode ou não incluir a venda de uma parte da empresa. O estudo foi distorcido e divulgado como um anúncio oficial. Até o momento, o encerramento das atividades do HSBC no Brasil é apenas um boato”, garante.
A gerência da agência de Brusque informa que até agora não recebeu nenhum comunicado oficial sobre qualquer mudança e que mantém suas atividades normalmente. O Sindicato dos Bancários de Brusque também informa que nada foi enviado oficialmente até o momento.
Para os grandes
Na manhã de hoje o banco divulgou um comunicado informando que pretende, sim, vender a sua operação no Brasil, mas que manterá a sua presença no país para atender clientes corporativos de grande porte em suas necessidades internacionais. “O HSBC Brasil está em processo de venda e não de encerramento de suas operações no país. O banco segue operando normalmente e, mesmo após a venda, seguirá prestando serviço aos seus clientes”, ressalta a nota.
O banco garante ainda que a transição não deverá trazer contratempos aos seus clientes e não informou se já existe algum comprador interessado. Além disso, também afirma que não haverá demissões em massa, como vem sendo noticiado, já que a maior parte do quadro de funcionários deverá ser absorvido pelo comprador das operações brasileiras.
Segundo um funcionário do banco, o reposicionamento estratégico não tem relação com crise econômica nem com escândalos envolvendo o nome do HSBC, mas com interesses específicos da empresa que é hoje uma das maiores do mundo no ramo financeiro.
A agência de Brusque tem certa relevância na região. Neste ano, ela conquistou o melhor resultado na regional de Florianópolis, superando outras 28 agências inclusive de cidades maiores.



