III Fórum de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí
No dia 4 de julho, quinta-feira, a partir das 8h, a Unifebe sedia o III Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí. O evento é uma ação conjunta da entidade de ensino com a Furb, Unidavi, Univali, Comitê do Itajaí e será realizado no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.
O Fórum abordará um panorama da ocorrência dos desastres naturais no Brasil e no estado de Santa Catarina, métodos de análise para a gestão de bacias sujeitas à inundação, bem como irá discutir o modelo Hand um método para o mapeamento generalizado de áreas de risco de inundações e mapeamento de encostas sujeitas a riscos de desmoronamento. O público alvo são os gestores e técnicos municipais ligados ao setor de planejamento, meio ambiente e proteção e defesa civil, acadêmicos e sociedade em geral.
O Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD).
Desenvolvido após o desastre de novembro de 2008 o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma política pública permanente, orientadora e reguladora.
O I Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em maio de 2012, no campus I da Furb, em Blumenau, e abordou os sistemas de alerta e previsão de inundações existentes na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. O evento contou com a participação de 128 pessoas, provenientes de diversos municípios da região.
O II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí aconteceu em novembro de 2012, no campus I da Furb, em Blumenau, e abordou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (lei federal nº 12.608/2012) e a articulação de outras políticas públicas e do sistema de justiça com a prevenção de desastres, bem como, apresentou os resultados de pesquisas voltadas à temática dos desastres, desenvolvidas no âmbito dos projetos beneficiados com recursos da Fapesc, na chamada pública prevenção de desastres naturais nº 10/2009 .
Confira a programação do evento:
8 h Inscrições
8 h Abertura (reitor da Unifebe, secretário de estado da Defesa Civil e presidente do Comitê do Itajaí)
9h Ações empreendidas pela secretaria estadual de Defesa Civil para a confrontação de desastres na bacia hidrográfica do Rio Itajaí (Milton Hóbus, secretário de estado da Defesa Civil).
9h30min Atlas Brasileiro de Desastres Naturais 1991 a 2010 Volume Santa Catarina (Jairo Kruger, Ceped/UFSC)
10h30. Metodologia de análise para a gestão de bacias hidrográficas sujeitas a inundações (Priscila Krambeck Braun, Furb)
11h30 Questionamentos e discussão.
12h Almoço
14h Experiência do mapeamento de áreas inundáveis e deslizamentos no Município de Jaraguá do Sul (geólogo Normando Zitta).
15h Modelo HAND e sua aplicabilidade na bacia do Itajaí (mestrandos do programa de pós graduação em engenharia ambiental e professor doutor Adilson Pinheiro, FURB)
16h Questionamentos e discussão
17h Encerramento
Apresentação de pôster: Título - sistema de informações geográficas para áreas com risco de alagamento nas margens do rio do peixe no perímetro urbano do município de Caçador-SC.
AUTOR: engenheiro ambiental Everton Luiz de Souza Guesser.