Sete americanos encerram neste domingo (7) uma visita a Brusque que teve início há oito dias. Eles vieram participar de um intercâmbio e realizar, pela segunda vez, um projeto intitulado “Mission Possible”. Eles são membros da Primeira Igreja Batista de Winter Park (EUA) e no decorrer desta semana desenvolveram vários projetos na cidade, sendo o mais abrangente realizado em algumas escolas públicas do município.
O grupo, de cinco homens e duas mulheres, passou em algumas escolas de Brusque e neste intercâmbio cultural tiveram a oportunidade de conhecer melhor nossa realidade e também permitir uma conversação com os alunos na língua inglesa, na maioria dos casos com tradutor, permitindo uma avaliação pelos próprios alunos da matéria que é tradicional em nossa grade escolar. Eles também participaram das aulas de educação física, mostrando as habilidades no basquetebol, esporte popular nos Estados Unidos.
Chamou a atenção dos americanos, segundo John Hemphill, 79 anos, líder do grupo, o nível de conversação dos alunos do colégio Feliciano Pires, que dispensou a presença do tradutor. Como se sabe, o abismo existente entre o inglês fluente e o que se aprende nas escolas públicas é muito grande, mas nesta escola o trabalho desenvolvido mostrou-se diferenciado.
O brusquense Gabriel Dias Fernandes, um dos organizadores do projeto, explicou que o grupo de americanos escolheu Brusque por que a Primeira Igreja Batista tem uma ligação há mais de 20 anos com a igreja dos Estados Unidos, tanto que John Hemphill já esteve 35 vezes no Brasil, mas desenvolveu um carinho especial pela cidade catarinense que o acolheu pela primeira vez no começo dos anos 90. Vale lembrar que o projeto é bancado pelos próprios americanos e que os membros da igreja auxiliam na estadia.
FERIADO NA PRAÇA
Aproveitando a presença dos americanos em Brusque, na quinta-feira (4) o projeto “Mission Possible” realizou uma programação especial na Praça Sesquicentenário, com atividades esportivas, artes circenses e relatos de experiências vivenciadas pelos visitantes. O público vibrou com as atividades e aplaudiu muito as apresentações artísticas que teve dança, malabarismo e pirofagia, além da distribuição de um balão em forma de coração às famílias que prestigiaram o evento.
Neste domingo, às 19h30, o grupo de americanos fará uma programação especial de despedida na Primeira Igraja Batista, com a mensagem em Inglês (mas terá um tradutor). Gabriel Dias convidou a comunidade brusquense para prestigiar o culto de encerramento do projeto e assegurou que já estão viabilizando mais uma etapa do projeto para 2016. A igreja está localizada na Rua Sete de Setembro, 210, bairro Santa Rita.