Gaspar confirma dois casos de varíola dos macacos

Os dois primeiros casos positivos do vírus Monkeypox ou varíola símia, popularmente conhecida como varíola dos macacos, foram confirmados pela Secretaria de Saúde de Gaspar, na última quinta-feira (8). Até o momento, o município possui seis casos suspeitos, sendo três descartados e um ainda segue em investigação.
Para segurança de toda a população, a prefeitura reforça que os atendimentos suspeitos de varíola símia são atendidos apenas por meio de telemedicina. Assim, todos aqueles que tiverem sintomas da doença, podem mandar mensagens para uma equipe médica da pasta e ser atendido via WhatsApp, o número para contato é (47) 3091 – 2180, o atendimento é realizado todos os dias da semana, das 7h às 20h.
“Nossos profissionais realizam os atendimentos através da telemedicina, acompanham e monitoram os casos. Além disso, avaliam, prescrevem receitas, atestados, notificam e fazem a coleta de exames, tudo sem que o paciente saia do isolamento. O teste para detecção do vírus é realizado exclusivamente de forma laboratorial, ou seja, esses exames vão até o laboratório do estado e depois que sabemos o resultado. Durante esse período, a pessoa que está com suspeita, fica em isolamento”, comenta o secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins.