A Polícia Civil divulgou no começo da tarde deste sábado (6) o nome de dez presos na operação realizada em Brusque nas primeiras horas do dia, todos eles integrantes de uma quadrilha responsável por assaltos em Brusque e Gaspar, nos últimos 40 dias. O delegado Egídio Maciel Ferrari, que comandou as investigações e a operação com 25 policiais civis e militares, falou em entrevista exclusiva à Rádio Cidade sobre o sucesso da operação.
O delegado tinha peticionado ao Poder Judiciário a prisão de 12 pessoas em Brusque, todas envolvidas de certa forma em três roubos registrados naquele município e em Brusque, nos bairros Batêas e Barracão. A juíza da Vara Criminal, Graziela Shizuiho Alchini, após a manifestação do Mistério Público, expediu mandato de prisão temporária de cinco dias e também mandado de busca e apreensão que foram cumpridos neste sábado nos bairros Campeche (Itajaí), bairro Limoeiro (vários pontos) e Loteamento Zonta, em Brusque.
No decorrer das investigações realizadas por policiais civis de Brusque e Gaspar, foi possível constatar que eles também são suspeitos da prática de roubos em outras residências, fato que será apurado detalhadamente no decorrer desta semana. Na semana passada a polícia chegou a residência de um suspeito que tinha guardado os produtos do último roubo em sua casa. No entanto, ele fugiu, mas sua mulher foi presa por receptação e teve a fiança arbitrada em R$ 10 mil, dinheiro pago horas depois pela quadrilha. Hoje ela voltou a ser presa.
As investigações tiveram continuidade e foi realizado todo o levantamento de endereço e qualificação dos envolvidos, culminando com as prisões neste sábado de 12 pessoas, sendo dez delas em consequência dos mandados de prisão e duas por conta das drogas e arma encontrados em um dos imóveis. Dois suspeitos que também tinham mandado de prisão temporária decretada não foram localizados. Um dos presos foi pego na noite de sexta-feira em um ônibus, logo após embarcar em Itajaí com destino a São Paulo.
O delegado Egídio Maciel Ferrari falou sobre o apoio irrestrito da juíza Graziela Shizuiho Alchini para o êxito da operação que culminou, além das prisões, com a recuperação de uma pistola 380 com 30 munições intactas, mais de uma dúzia de relógios importados, joias diversas, roupas, telefones celulares, além de vários equipamentos eletrônicos que estavam sendo catalogados e que ainda não tinham sido concluídos pelos policiais. Também foram localizados cerca de 500 gramas de maconha e apreendida uma motocicleta.
Relação dos presos:
Antônio da Silva Hemmel (24 anos)
Vanessa de Souza Duarte (22 anos)
Gisele Howe (26 anos)
Josivan de Freitas Lopes (22 anos)
Letícia Leal da Silva (20 anos)
Edson Gomes dos Santos (38 anos)
Viviane Bastos da Silva (33 anos)
Flávio Morais de Souza (22 anos)
Alisson Moreira Santiago (23 anos)
Weverton de Souza Duarte (27 anos)
(Dois presos por conta das drogas e arma não tiveram os nomes divulgados pela polícia)