Pauta cheia na sessão de Botuverá
A pauta da sessão ordinária da Câmara de vereadores de Botuverá, realizada na noite da última terça-feira (25), estava recheada. Foram registradas 14 indicações e cinco projetos de leis de origem do Executivo. Quatro deles acabaram aprovados em primeira votação.
Os vereadores José Miguel Leoni (PSD) e Amauri Cestari (PSD) apresentaram quatro indicações cada um, enquanto que o presidente da casa, Edson Vanelli (PMDB), três, o vice-presidente, Valmor Costa (PMDB), duas indicações, e a vereadora Catarina Venzon Wietcowsky (DEM), uma.
A matéria mais comentada entre os vereadores foi a que pediu a implantação e estruturação do Museu do Imigrante, de autoria de Edson Vanelli. Ele justificou o pedido, afirmando que a tradição imigrante é amplamente lembrada durante o mês de junho, quando se comemora a emancipação político-administrativa do município. Mas o assunto é esquecido nos outros meses. Os pertences da época, que hoje estão em várias casas pela cidade, podem ser doados para o museu, que vai contar a história da imigração italiana.
O local a ser instalada a estrutura, um dos questionamentos levantados, terá de ser definido pela Prefeitura. Uma das opções pode ser no Parque Nacional das Grutas de Botuverá, junto às cavernas.
Para os demais vereadores, o assunto é importante, pois muitos objetos já foram perdidos. Muito já foi levado, até de graça. Tem que haver um local para cuidar dos objetos e assim lembrarmos nossa infância, resgatarmos o passado, e guardarmos para o futuro, salientou Antonio Bonomini.
As demais indicações trataram de melhorias em ruas, instalação de lixeiras, iluminação pública, segurança pública, mais recursos para a área da saúde, ações em prol do meio ambiente.
O vereador Valmor Costa pediu paciência aos moradores quanto ao recapeamento na Rua Humberto Mazzolli, já que no local haverá obras para o saneamento básico no município. Mas Costa cobrou mais agilidade nos cortes feitos no asfalto. Vanelli acrescentou que o prefeito irá a Brasília para cobrar recursos para a obra.
O vereador salientou, também, que o deputado Carlos Chiodini destinará verba de, aproximadamente, R$ 100 mil para a limpeza e conserto do asfalto da Estrada Geral Águas Negras, que liga a localidade à SC 486.
A instalação de mais lixeiras na cidade foi reforçada por Costa, que sugeriu a colocação também em pontos de ônibus. Temos que dar condições adequadas para as pessoas depositarem o lixo. Vanelli disse que é importante que as lixeiras sejam instaladas em outras ruas movimentadas da cidade.
A implantação de uma unidade do Samu na cidade foi bastante debatida entre os vereadores. Bonomini ressaltou que é preciso observar o custo para manter os equipamentos, Vanelli esclareceu que a manutenção é feita por recursos municipais, estaduais e federais.
Na ordem do dia foram lidos os pareceres das comissões e realizada a 1ª votação de cinco projetos: nº 30/2013, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o governo do estado, o de número 32/2013, que dispõe sobre a adequação da alíquota do ISS, o de nº 34/2013, que trata da suplementação de crédito especial, além do de número 35/2013, que desvincula veículo da Educação para a secretaria de Transportes, e o nº 36/2013, sobre suplementação de crédito suplementar por anulação.
Informações da assessoria da Câmara Municipal de Botuverá