SAMU deslocará motocicletas para atender chamados
O Ministério da Saúde vai implantar a partir do ano que vem uma nova forma de atendimento no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Motocicletas serão utilizadas para se deslocar aos chamados. A intenção é de dar mais agilidade ao deslocamento, além de contribuir para a diminuição dos danos causados ás vítimas em função da demora no socorro.
Em uma primeira etapa, serão encaminhadas 400 motocicletas aos municípios em que se situam as centrais de atendimentos do SAMU. Os veículos já foram adquiridos pelo Ministério. Até o final do ano devem estar em atividade 800 motocicletas. Elas serão equipadas com desfibrilador externo automático (DEA), medicamentos e material para suporte básico de vida. O condutor necessita estar capacitado como técnico de enfermagem, qualificado para realizar esse tipo de intervenção.
De acordo com as justificativas do Ministério da Saúde, as motos chegarão de três a oito minutos mais rápido no local em que foi chamada, diminuindo o impacto das lesões (infartos, anginas, ataques cardíacos e os derrames cerebrais de forma geral). A ambulância vem em seguida e complementa o atendimento, removendo a vítima caso seja necessária. A medida foi tomada para que se possa dar mais agilidade no deslocamento a regiões que se encontram distantes da central, principalmente nas zonas rurais.


