Diversos assuntos foram tratados na sessão da Câmara de Vereadores de Guabiruba na noite desta terça-feira (2). A reunião começou tranquila, mas, ao longo das discussões, os debates tomaram corpo.
Um dos temas discutidos foi a denominação de uma nova praça da cidade. Um projeto de lei propôs homenagear o senador Luiz Henrique da Silveira, morto em 10 de maio. A sugestão foi acatada pela maioria dos vereadores, mas não sem questionamentos.
Valdeci Gomes Ferreira (PDT) votou contra a denominação. Para ele, a homenagem deve sempre ser feita a um guabirubense. “Luiz Henrique foi um bom político, mas ele vai receber outras homenagens. Nós temos que valorizar quem é daqui”, argumentou. Waldemiro Dalbosco (PP) também não concorda com a denominação, mas preferiu se abster na votação. No entanto, já adiantou que deverá apresentar projeto que determina que toda obra pública receba o nome de alguém que tenha vivido na cidade e colaborado de alguma forma com a comunidade, seja em que área for.
Regimento
Outro projeto também levantou discussões. Apesar de tratar de um tema bastante simples, chegou a ser motivo para suspensão da sessão por cinco minutos. Na verdade, o que causou o impasse não foi o teor do projeto em si, que previa subsídio para a Associação para o Desenvolvimento Rural de Guabiruba (Aderg), mas a forma como ele foi apresentado.
A proposição não estava na pauta e foi incluída na votação minutos antes da sessão. O Regimento Interno diz que, quando isso ocorre, a inclusão do assunto na Ordem do Dia deve ser discutida em plenário, o que não aconteceu. Por esse motivo, Nilton Rogério Kohler (DEM) se manifestou contrário àquela votação. “Não sou contra o projeto em si, mas em outras ocasiões, pelo Regimento Interno, tive a inscrição da palavra negada”, explicou.
Com o questionamento, o presidente da Casa, Felipe Eilert dos Santos (PT), decidiu suspender a sessão a fim de consultar o departamento jurídico. Em seguida, o plenário foi consultado e decidiu pela manutenção da votação. Por fim, o subsídio foi aprovado sem o voto de Kohler.
Segurança nos bancos
Também foi aprovado, em regime de urgência especial, um projeto proposto por Waldemiro Dalbosco que dispõe sobre a instalação de cabines de proteção visual nas agências e postos de atendimento bancário de Guabiruba.
Horário
A Câmara comunica que a sessão do dia 9 de junho será mais cedo, a partir das 17h30min. O motivo é uma missa de ação de graças pelo aniversário de Guabiruba marcada para as 19h na igreja matriz da qual todos os vereadores participarão.



