O secretario de Educação da Prefeitura de Brusque, Jose Zancanaro, foi o convidado desta terça-feira (11) da Câmara Municipal de Brusque. Ele apresentou números sobre o trabalho da pasta nos seis primeiros meses do governo atual. O convite foi feito a partir de requerimento do vereador Marcos Deichmann (PEN).
Entre os pontos abordados por ele estiveram as vagas na educação infantil, pendências em termos de manutenção de estruturas das escolas e eleição de diretores.
Segundo Zancanaro, quando o atual governo assumiu, em janeiro, havia em torno de mil crianças na fila de espera para vagas na educação infantil. Com adequações feitas em diversos CEIs (centros de educação infantis), conseguiu-se atender em torno de 424, de imediato. Mas o crescimento rápido da população já elevou o déficit atualmente para 800 crianças.
O secretário frisou que problemas em unidades escolares fizeram com que a pasta precisasse desembolsar recursos para recuperar estes espaços.
Outro assunto tratado por ele, a partir de questionamento feito pelos vereadores, foi quanto a eleição direta para diretores de escolas. Ele frisou que, por enquanto, este decreto não será reeditado. Um dos motivos alegados por ele e que o diretor de escola precisa ser um gestor e a grande maioria não possui nenhum tipo de capacitação neste sentido.
Ao final da sessão, Zancanaro disse que esta secretario, mas que seu lugar é como vereador, cargo para o qual foi eleito e que pretende retornar em breve. “Não sei ainda precisar quando, pois tenho alguns encaminhamentos e atividades a finalizar”, destacou.



