No dia 25 de maio a prefeitura de Brusque anunciou que a Usina Municipal de Asfalto estava passando por manutenção preventiva para a substituição de peças que se desgastam naturalmente com o uso.
A informação era de que os trabalhos voltariam ao normal na manhã de hoje, 1º de junho. Porém, pelo que foi constatado pela reportagem da Rádio Cidade, até o momento a usina permanece em manutenção. Na secretaria de Obras, ninguém soube confirmar se a usina abrirá realmente hoje e o telefone da própria usina toca até cair a ligação.
Orçamento Participativo
A paralização da usina atinge diretamente o andamento das obras previstas pelo Orçamento Participativo (OP). De acordo com o presidente da União Brusquense das Associações de Moradores (Ubam), Luís Carlos Schlindwein, a entidade irá protocolar nos próximos dias um ofício requerendo uma reunião com o prefeito interino Roberto Prudêncio Neto para saber como ficará a questão do OP.
No governo anterior havia uma secretaria específica para cuidar do assunto, que era a de Governo e Gestão Estratégica. Quem respondia por ela era Patrícia Freitas. Apesar do nome de Patrícia ainda constar no site da prefeitura, a pasta foi extinta pela atual administração municipal.
Schlindwein afirma que está sendo feito um levantamento do cronograma das obras do OP para apresentá-lo ao atual prefeito. "Queremos saber dele como ficarão as obras propostas. Ao que parece, estão todas paradas", comenta, porém, ele ressalta que essa informação ainda não é oficial. O levantamento irá apontar os dados com mais precisão.
Além disso, o mandato do conselho municipal formado pelos representantes da comunidade para o OP encerrou em abril e até agora não foi realizada nova eleição.
Colaborou: Giselle Zambiazzi