GTB atenderá acidentes de trânsito sem vítima

A partir do próximo mês, os agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) poderão registrar Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT) quando não houver vítima. No mês de maio, eles recebem treinamentos junto à Polícia Militar para isso.
Segundo o secretário da Setram,Bruno Knihs, essa prática deve liberar as viaturas da polícia, que normalmente atenderiam aos acidentes, para o patrulhamento ostensivo nas ruas, missão fim da PM. “Fica mais tranquilo até para o próprio envolvido no acidente, que terá mais uma guarnição ou duas da GTB para fazer aquele boletim de ocorrência e liberar a pessoa que se envolveu naquela situação”, pontua.
Essa iniciativa já ocorre em cidades maiores como Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, Blumenau, entre outras, e já estava sendo estudada para a implantação na cidade de Brusque. “Como a demanda é muito grande e a Polícia Militar não dá conta de tudo, começa a partilhar o serviço para que o cidadão seja melhor assistido”, completa.
Atualmente, a Polícia Militar recebe ligações pelo 190 e a GTB atende pelo 153. Conforme Knihs, a Guarda já recebia algumas ligações para o atendimento de ocorrências de trânsito, no entanto, apenas para isolamento do local ou para prestar socorro de urgência. Logo após, acionava a PM, independente se havia ou não vítima.
A medida vigora a partir de segunda-feira.


