Os agentes da Defesa Civil de Brusque descobriram, na manhã desta quarta-feira (27), que o sistema de telemetria do Rio Itajaí-Mirim está apresentando falhas. De acordo com o engenheiro Bruno Fernando Mich, ao realizar o costumeiro monitoramento do nível do rio, observou-se que estava havendo uma grande diferença entre o que estava sendo divulgado pela Defesa Civil, pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb, em Blumenau, e a Agência Nacional das Águas (ANA), que também possui equipamentos de monitoramento entre as regiões de Botuverá e Vidal Ramos.
Segundo ele, por volta da 1h15min de hoje o nível do rio nessa região pelos dados do Ceops estava em 6,47m, porém em Botuverá o nível do rio por volta das 7h desta quarta estava em 4,21m. A diferença nessas medidas chamou a atenção da equipe da Defesa Civil de Brusque, pois o dado não poderia estar correto. Em busca de mais informações, Mich observou no site da ANA que por volta da 1h15min o nível do rio na região entre Vidal Ramos e Botuverá chegou a 3,30m, ou seja, a falha estava detectada.
Em contato com o grupo de engenharia do Ceops, a resposta obtida foi de que provavelmente o sensor havia apresentado algum problema, o que acabou ocasionando uma medição incorreta e que já na nova medição realizada por volta das 7h de hoje, o nível do rio entre os dois municípios estava em 2,40m. Esse número era o mais próximo do que apresentava o medidor da ANA, que registrava no mesmo horário, algo próximo a 2,49m.
Mich destaca que todo equipamento eletrônico é passivo de falhas e por esse motivo a equipe tem buscado, depois de verificar o problema, fazer o monitoramento do Rio Itajaí-Mirim diretamente no leito. Ainda de acordo com o engenheiro, apesar da instabilidade do tempo em nossa região, a normalidade está mantida, o rio chegará em seu pico máximo entre 12h e 13h30min desta quarta-feira, mas nada que represente perigo à comunidade brusquense.
O site da Defesa Civil de Brusque (defesacivil.brusque.sc.gov.br) está sendo abastecido com informações a todo instante. As chuvas, de acordo com o boletim da Epagri/Ciram, deverão prosseguir até amanhã, quinta-feira (28).
As fotos enviadas por um internauta no final da manhã desta quarta-feira (27) mostram o nível do Itajaí-Mirim entre as cidades de Botuverá e Vidal Ramos.




