PA 24 Horas será inaugurado em agosto?

O que é considerada como uma das principais obras da administração municipal de Brusque para este ano, pode não se concretizar. Com inatuguração prevista para agosto, mês de aniversário do município, a construção do Pronto Atendimento 24 horas segue em ritmo lento e com uma equipe de trabalho reduzida.
O PA 24 horas está sendo erguido próximo à rotatória da Unifebe, no Bairro Santa Terezinha e corre risco de não ser concluído dentro do prazo estabelecido para marcar o aniversário dos 155 anos de Brusque.
A obra avançou, mas não está perto de chegar à etapa final de acabamentos, como a colocação de portas, vidros, pinturas, sem incluir a aquisição de móveis ou equipamentos de saúde para o correto funcionamento do local. Além da demora, as obras do PA 24 horas podem paralisar. Essa possibilidade foi mencionada na noite de ontem, terça-feira (26), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Brusque pela vereadora Marli Leandro (PT).
O Pronto Atendimento, desde a sua primeira Ordem de Serviço em 2013, tinha como previsão para conclusão num prazo de 9 meses. A obra em si é de extrema importância para a população brusquense. Um dos objetivos do PA é diminuir as filas nos hospitais, já que poderá receber casos como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, desafogando boa parte dos atendimentos hoje direcionados em sua maioria aos hospitais Azambuja e Dom Joaquim.
O PA é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares que, em conjunto, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. Sua estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que organizará o fluxo de atendimento e encaminhará o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
Os PAs existentes em diversas cidades no País inovam ao oferecer uma estrutura simplificada com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nestes locais não são realizadas consultas médicas, apenas atendimentos de emergência e urgência.



