A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) promoveu nesta segunda-feira (25) o primeiro almoço de ideias de 2015. O evento ocorreu na Sociedade Esportiva Bandeirante e atraiu cerca de 300 pessoas para a palestra proferida pelo empresário Wilfredo Gomes, que preside a Lide em Santa Catarina, organização que reúne as principais lideranças empresariais do País e que no Estado já conta com 70 integrantes.
Gomes lembrou que desde o princípio do mundo o relacionamento sempre foi um dos fatores mais importantes, seja em momentos de guerra ou de paz, momentos de fechar ou ampliar negócios. "O relacionamento é o que faz a cadeia produtiva dar certo, ou não", avaliou. Para ele, os empresários de Brusque são pessoas de suscesso e, por isso, fez questão de dar a palestra aqui, a fim de que possam repensar um pouco sobre os próximos 100 anos.
O tema central da palestra tratou do networking, uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte em que existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
O empresário palestrante disse que hoje, mais do que nunca, nós dispomos de ferramentas que permitem relacionamentos interessantes para os empresários, tais como as redes sociais, telefones, smartphones, correio eletrônico, tudo muito mais fácil que há 50 anos. “A questão não é o tipo de ferramenta que você usa, mas sim a sua atitude e disciplina, sua convergência em aceitar que isso é importante e fazer disso um dos ingredientes do seu negócio”, enfatizou.
Wilfredo Gomes elogiou o próprio almoço de negócios, promovido pela Associação Empresarial, e afirmou que essa é uma ferramenta sensacional, ou a melhor delas, e o que se tem que fazer é multiplicar isso, ou na hora em que sair do almoço, dar continuidade às relações que foram criadas através dele.
Avaliação
Na avaliação da diretora financeira da Associação Empresarial, Rita Cássia Conti, a palestra foi excelente. Para ela, todos evoluem quando trocam ideias. Um dos exemplos de que a ACIBr já incentiva a prática do relacionamento entre os associados está nos núcleos. Hoje já são mais de 20 que praticam mais de 600 ações anualmente e com alguns cases como o Festival das Cucas - realizado através do Núcleo de Panificadoras. Há ainda o Núcelo das Imobiliárias, o dos Jovens Empreendedores, e muitos outros que mostram o networking dentro do associativismo.