A Rádio Cidade entrou em contato, na noite desta terça-feira (18), com dois dos idealizadores dos manifestos previstos para ocorrerem no próximo sábado (22), Nelson Diego Mafra e Hellyfer Antônio Alberty. Segundo eles, depois de observar a movimentação dos protestos em São Paulo, surgiu a ideia de tentar trazer o mesmo sentimento para a população brusquense. O próximo passo foi divulgar o evento através de uma página de destaque do Facebook na região, o Brusque Mil Grau (Bru5qu3 M1L GR4U).
Dali em diante, bastou várias pessoas acessarem e espalharem o convite. A gente não pode ficar parado. Vendo o resto do Brasil, Brusque tem que participar também. Querendo ou não, tem muita coisa errada na nossa cidade, a gente tem que começar pelo nosso quintal, destacou Nelson.
Até o fechamento desta reportagem, 4.560 pessoas haviam confirmado presença através da rede social. A gente espera que todas essas pessoas compareçam pra ter mais força o movimento, ressalta. Mas para quem pensa em ir ao local para fazer baderna, é melhor repensar. O protesto, segundo Mafra, é pacífico. É simplesmente se manifestar para que o resto da população possa ver que é válido uma luta pacífica. A ideia é ganhar a confiança da população para a participação em futuros protestos.
Para a movimentação de sábado, Nelson destacou três setores sociais. A melhoria do transporte público, com ênfase em mais horários e a diminuição da tarifa que subiu recentemente, a saúde pública municipal, que, segundo o manifestante, enfrenta dificuldades e os Projetos de Emenda Constitucional (PEC) 33 e 37. A PEC 33 sugere que submeta-se decisões do Supremo Tribunal Federal ao Congresso. A 37 retira o poder de investigação do Ministério Público, restringindo-os às polícias Civil e Federal.
E ele finaliza reforçando o convite aos brusquenses. Convidamos todos os jovens, os mais velhos e toda a população de Brusque que quer mudar o Brasil, vamos aproveitar que essa é a hora, vamos pra rua. Estão todos convidados no sábado, às 11h, em frente ao HSBC é a concentração e a marcha irá até a Praça Barão de Schneéburg, finaliza.
Além de Nelson, participam da organização do protesto e participarão pessoas de Guabiruba, Nova Trento e Botuverá.
Na noite desta terça-feira, outros manifestos semelhantes aconteceram pelo país e em Santa Catarina. Balneário Camboriú (foto da capa) e Florianópolis foram duas destas cidades.
A entrevista na íntegra você confere clicando no link abaixo, ou na edição desta quarta-feira (19) do Jornal da Cidade.



