Em torno de 200 pessoas de Brusque, Guabiruba e Botuverá compareceram na tarde desta sexta-feira (22) para a 2ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no piso inferior do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Nele foram debatidas propostas a serem encaminhadas à etapa regional da Conferência, que será organizada pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). A Conferência teve como tema Protagonismo, título e empoderamento, sendo dividida em quatro eixos de discussão ao longo da tarde: gestão, financiamento, participação e direitos. “Queremos não ficar no papel com essas propostas, mas colocar na prática todas as discutidas aqui”, comenta a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Brusque, Silvia Kuhnen, que esteve à frente da organização.
Os grupos que marcaram presença se deslocaram, além de Brusque, de Guabiruba, com 60 pessoas, e Botuverá, de onde saíram outras 40. Da cidade sede, foram 100 pessoas inscritas. Somente em Brusque, são 29 grupos de idosos cadastrados na secretaria de Assistência Social e Habitação, que trata das ações e políticas públicas voltadas ao setor.
“Todos os encaminhamentos tirados daqui servem para que tenhamos uma garantia, lá na frente, de que em Brusque tenhamos os direitos do idoso assegurados. Eles estão aqui para isso, para dizer da sua necessidade, qual a prioridade e o que querem daqui para frente”, prossegue Kuhnen.
Segundo ela, é notório que o idoso sente a necessidade de maior acompanhamento e atenção por parte dos mais jovens. “Eles gostariam de uma aceitação maior por parte desse público. Vejo a necessidade da integração da escola e de outras instituições para inserir o idoso na sociedade e trocar experiências. Sinto que eles têm esse anseio, de serem melhor aceitos no público jovem”.




