Hospital adquire novo tomógrafo

O Hospital de Azambuja acaba de adquirir um novo tomógrafo para atender a comunidade de Brusque e região. O equipamento que está instalado no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital é considerado um dos mais modernos no mercado na versão 16 canais e vem substituir o antigo de dois canais que estava obsoleto devido à grande demanda de exames e também às novas tecnologias do mercado.

O Tomógrafo Toshiba Alexion Advanced possibilita a aquisição de cortes de 0,5mm (o menor valor na indústria com tecnologia atual), permitindo a captura de imagens detalhadas, o que garante um diagnóstico rápido e preciso de qualquer região anatômica do corpo com a menor dose de radiação. “Com esse equipamento disponível aqui em Brusque, os cidadãos da nossa região têm a facilidade de realizar exames de alta complexidade e de alta qualidade sem ter que se deslocar para outras cidades”, destaca o supervisor e coordenador do CDI Marcos Deichmann. “Uma das características mais importantes desse equipamento é o software AIDR3D (Adaptative Iterative Dose Reduction 3D), que reduz o ruído de imagem (artefatos) em até 50% e a dose de radiação em 75%, assegurando maior qualidade no exame e maior segurança ao paciente”, explica o radiologista Gustavo Gumz Correia.

Segundo ele, devido à rapidez e alta capacidade de resolução de imagens, o novo tomógrafo possibilita a realização de exames que não eram possíveis no antigo equipamento como as angiotomografias, que são estudos específicos dos vasos sanguíneos, e também a aquisição de imagens em 3D altamente confiáveis. Outra vantagem é a redução do tempo em que o paciente permanece na sala de exames. Dessa forma, o hospital passa a atender mais pacientes por dia.

Padre Nélio Roberto Schwanke, diretor administrativo do hospital de Azambuja, lembra ainda que a aquisição do novo equipamento foi uma grande evolução da unidade, mas é apenas o  início de outros investimentos que acontecerão no hospital. “Para o segundo semestre de 2015 há uma grande chance de termos mais novidades no CDI, tudo isso sempre pensando na população brusquense e da região”, afirma.

É importante lembrar a participação dos provedores do hospital na aquisição de novos equipamentos e melhorias na unidade. "Toda a comunidade ganha com a evolução que o Hospital de Azambuja vem passando nos últimos anos, ampliando o atendimento e atendendo as necessidades dos pacientes”, destaca o empresário Ingo Fischer.