Brusque competirá com cidade cubana

A filosofia do Dia do Desafio é simples: movimentar as pessoas para que executem alguma atividade física por determinado período na data referida. “Queremos que as pessoas se mobilizem por, pelo menos, quinze minutos nesse dia. Outra dica é que as pessoas troquem, nesta data, o carro por outro meio de transporte, como caminhada ou bicicleta”, pontua ele.
O sorteio das cidade que competem entre si aconteceu na semana passada, na quarta-feira (13). Os critérios colocam na disputa municípios que possuam populações similares em termos de número de habitantes. Brusque está classificada nas que têm entre 100 e 200 mil, o mesmo da cidade cubana.
Para atingir a meta de 80 mil pessoas em atividade física durante o dia, o Sesc está trabalhando com alguns mecanismos. Um deles são equipes da entidade que vão se deslocar até empresas e órgãos para auxiliar grupos nas atividades. “Pessoas que tenham interesse nesse dia, basta ligar para o Sesc e, dentro da nossa possiblidade, vamos agendar e levar profissional na entidade ou empresa para realizar atividade por quinze minutos, coisa bem rápida”, prossegue Sartori.
O Dia do Desafio foi criado em 1980 pela The Association dos International Sport for All (Tafisa). No Brasil, a ação está instituída desde 1995 e é coordenada pelo Sesc de São Paulo, com organização do departamentos regionais do Sesc em todo o país, Em 2014, a cidade de Brusque disputou com Magé (RJ).
Além de Brusque, outras cinco cidades da região também participam da ação este ano. Confira, a seguir, quais são e com quem elas competem.
Guabiruba – Siqueira Campos (PR)
Botuverá – São Pedro das Missões (RS)
Nova Trento – Pires Ferreira (CE)
São João Batista – Cajigal (Venezuela)
Major Gercino – Liberato Salzano (RS)


