Casa de Passagem será inaugurada em julho
A secretária de Assistência Social e Habitação de Brusque, Patrícia Freitas, afirmou que a Casa de Passagem deverá ser inaugurada no mês de julho. Recentemente, ela e parte da equipe que deverá trabalhar no local acompanharam os trabalhos em outras cidades no estado que desenvolvem este projeto.
Após a equipe visitar as cidades de Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul chegou à conclusão de que Brusque também está com um projeto de ótima consistência em sua elaboração. De acordo com Freitas os últimos detalhes já estão sendo feitos,como uma readequação ainda no espaço físico e a aquisição de móveis já coloca a preparação da Casa de Passagem em sua reta final.
Algo que chamou a atenção da secretária e da equipe que esteve em visita às cidades próximas é a localização dos espaços locados. Também a exemplo de Brusque, eles estão centralizados. Nos quatro municípios, foi feito o mesmo questionamento, se os freqüentadores destes locais praticavam algum tipo de desordem ou geravam problemas com vizinhos. A resposta é que não e através de dados do mapa da violência está comprovado de que a marginalidade que ocorre no país, na sua maioria, não é cometida pelos moradores de rua. Os casos que ocorrem são raros.
De acordo com a secretária, eles é que são mais vítimas da violência no nosso país do que autores dela. No estado de São Paulo, por exemplo, apontou Freitas, um levantamento divulgado recentemente aponta que 35 moradores de rua foram mortos a tiros, pauladas, espancados ou queimados.