Região Sul registra mais de 46 mil casos
O Ministério da Saúde já registrou, até o dia 18 de abil, mais de 46 mil casos de dengue só nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Para intensificar o combate à doença, o Governo Federal afirma que repassou recursos adicionais para a região exclusivamente para prevenir a proliferação dos mosquitos transmissores da dengue e da chikungunya - doença muito parecida com a dengue e que tamém é transmitida pelo Aedes aegypti. Em algumas cidades, foram contratados mais agentes de vigilância. Além disso, foi feito um levantamento para traçar um panorama da situação da doença em todo o Brasil.
De acordo com as informações apresentadas pelo ministro da Saúde Arthur Chioro, ainda há falta de conscientização da população, especialmente em relação ao armazenamento da água sem a proteção necessária. Ele aponta ainda para as condições climáticas e o padrão da chuvas como fatores importantes que colaboram para a proliferação do mosquito transmissor.
Ao todo, até o dia 18 de abril o país tinha registrados oficialmente, de acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado no portal do Ministério da Saúde, mais de 745 mil casos de dengue. Foram confirmadas 229 mortes, a maioria na região Sudeste, principalmente em São Paulo. Outros 216 óbitos estão sendo investigados.