No próximo dia 25 de maio acontece o 5º Desfile das Costureiras, às 19h, no salão do clube Santos Dumont. O evento foi idealizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest). Conforme a presidente do Sindicato, Marli Leandro, o objetivo é valorizar e homenagear as profissionais da área, bem como dar a oportunidade para cada uma demonstrar seu trabalho.
Nos primeiros três eventos realizados, as costureiras foram as modelos dos próprios looks produzidos. “Estamos com uma expectativa muito grande nesse evento. Ele surgiu de uma iniciativa do nosso sindicato como uma forma de homenagear o dia da costureira, que é 25 de maio”, enfatiza Marli. O evento é aberto à comunidade, no entanto, o ingresso gratuito deve ser retirado nos locais envolvidos: Sintrivest, Unifebe e Senai.
Conforme a coordenadora de Moda da Unifebe, Edineia Pereira da Silva Betta, alguns alunos do curso de Design de Moda participaram da idealização dos looks e participam pela segunda vez do Desfile das Costureiras. “Alguns alunos desenvolveram looks e as próprias costureiras estão fazendo”. Ela também destaca que a atividade é de homenagem e não um desfile de moda. Além disso, também explica que é uma oportunidade para os alunos conhecerem como funciona o mercado de trabalho e a realidade do profissional de moda.
O Senai de Brusque participará com 11 alunos, seis do curso de Confeccionador de Moda e Roupa e cinco do curso técnico de Produçao de Moda. Para o diretor do Senai de Brusque, José Wanderley Cardoso, o desfile é importante por valorizar uma profissão que é muito relevante para a economia não só de Brusque, mas de toda a região.




