Energia elétrica fica mais cara a partir desta segunda em SC
O reajuste anual da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) entra em vigor a partir desta segunda-feira, dia 22 de agosto. A porcentagem de até 16,81% foi homologada nesta terça-feira, dia 16, pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Em relação à variação de outros produtos e serviços, o reajuste da tarifa de energia dos últimos 12 meses ficou menor que o praticado, quando poderia chegar até 19%.
Para os consumidores residenciais, o aumento será de 7,66%. Já para os clientes do Grupo B, o valor médio foi de 8,17%. Este grupo soma 99,64% dos do total de consumidores, com 3 milhões e 268 mil unidades no Estado.
Para o Grupo A, de alta tensão, o aumento médio foi de 16,81%. Esse grupo é composto por unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição em tensão secundária.
Entre os principais fatores que influenciam neste aumento estão os custos com aquisição de energia de geradores por conta da escassez hídrica de 2021, encargos setoriais e componentes financeiros do ciclo anterior. Além disso, outros fatores que se referem à atividade de distribuição de energia formam o montante recebido pela Celesc para pagar sua força de trabalho, fazer a manutenção do sistema elétrico e investimentos em novas redes de energia, subestações e linhas. Entretanto, essa parcela da tarifa representou apenas 1,92% do efeito médio do reajuste.