Projeto quer proibir pedintes
O vereador Deivis da Silva (PTC) abordou na sessão desta terça-feira (11) o assunto esmolas nas ruas de Brusque. Segundo ele, muitas pessoas se espalham pela área central da cidade e têm por ação pedir dinheiro a quem passa pelos locais. Citou regiões como cruzamentos, semáforos e proximidades de agencias bancarias.
Ele mencionou a necessidade de se fazer campanhas para que a população não dê esmolas. Não resolve a vida de ninguém ali tomando aqueles centavos dia a dia para este tipo de situação. E quando resolve aquilo acaba tornando um salário, sem nenhum tipo de imposto de renda e tributação. Quando não está bem, eles migram para outras cidades, soltou o vereador.
Para Deivis, o projeto 51/2013, de sua autoria, trata justamente dessa questão. A idéia é tirar os pedintes da rua e evitar que a população sustente tal ação. Ele fez menção ao fato de entidades de cunho social da cidade fazerem ações de pedir dinheiro nas ruas, mas que isso algo bem diferente, com licença expedida e anunciada na imprensa.
Jean Pirola(PP) citou um caso que ocorrera com ele. Mencionou também o fato de pessoas chegarem de outros municípios e ate países da America Latina para pedir dinheiro nas ruas de Brusque.
Para Ivan Martins (PSD), o problema precisa ser discutido com profundidade. Citou caso de um homem que pedia esmolas na cidade e que usava o fato de dispor de uma perna artificial para isso e que, na verdade, não necessitava.
Claudemir Duarte, o Tuta, do PT, foi outro que disse que o problema precisa ser visto com preocupação.
O projeto de lei de autoria de Silva está nas comissões do Legislativo.