Assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, realizada das 9h às 11h11min de sexta-feira, 23/6, na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), celebrou um pacto entre as igrejas, entidades e o poder público para juntos oferecerem uma alternativa para população em situação de rua.
Será oferecido aos moradores de rua, que aderirem, a possibilidade de reencontrarem seu caminho e a ter uma chance de reconstruir sua história, oferecendo a essas pessoas a oportunidade de retomar suas vidas, voltar à atividade profissional e reestruturar seu lar.
Os moradores de rua, após os atendimentos iniciais, serão encaminhados para tratamento ambulatorial ou hospitalar, os que necessitarem. Também as comunidades terapêuticas serão o destino temporário, quando for o caso.
Após o tratamento, terão assegurado o auxílio residencial e cursos de qualificação profissional e de alfabetização, quando necessário. O “Pacto pela Vida” também prevê o acesso ao mercado de trabalho.
Mediador dos trabalhos da assembleia, Paulo Vendelino Kons destacou ser imprescindível organizar bem o pós internação, com o apoio e a orientação, objetivando que gradativamente cada pessoa resgate sua plena autonomia.
Um dos idealizadores do GRUPIA, Kons enfatizou valores que devem plasmar todo o trabalho, como Respeito, Compromisso, Responsabilidade Social, Transparência, Verdade e Integridade.
Na assembleia foi constituído o Grupo de Trabalho (GT) para detalhar o Plano de Ação da REDE DE AÇÃO COLABORATIVA: Comunidade, Sociedade Civil Organizada, Igrejas e o Poder Público Municipal juntos oferecem uma alternativa para população em situação de rua em Brusque.
No início dos trabalhos, padre Carlos Alberto Chiquim, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, proclamou e conduziu meditação sobre o trecho do Evangelho de Jesus Cristo, narrado pelo evangelista Mateus, capítulo 25, a partir do versículo 35: "porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. (...)"
27 anos do ECA
A assembleia também aprovou as contas da Semana da Família 2017 e ratificou os encaminhamentos para a realização do seminário “A Eficácia, ou não, do Estatuto da Criança e do Adolescente, 27 anos após sua sanção: 1990 – 13 de julho – 2017”, que será realizado na manhã do dia 13 de julho de 2017. Marcando os 27 anos de sanção do Estatuto da Criança e do Adolescente, o evento terá início às 8h, no plenário da Câmara Municipal de Brusque, tendo por ministrantes o Dr. Hélio Abreu Filho e o magistrado Geomir Roland Paul. A ex-conselheira Ana Beatriz Baron Ludvig e o professor José Francisco do Santos serão os debatedores.
O GRUPIA voltará a se reunir, na sede da ACIBr, em 10 de agosto, tendo por pauta principal “O retorno dos eleitos: 1 ano após”, com a participação do prefeito, Jonas Paegle, do vice-prefeito, Ari Vequi, e da sua equipe de governo, marcando um ano da sabatina da chapa vencedora na eleição de 2 de outubro de 2016. Os candidatos majoritários da coligação vencedora “Integração e Progresso”, composta pelo PSB, PMDB e PPS, foram ouvidos pelo GRUPIA em 19 de agosto de 2016.
Texto: Paulo Vendelino Kons
Imagens: Juliane Ferreira



