Dia D movimenta famílias nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque
![](https://images.rc.fm.br/w_1600/h_800/arq_121314:noticias:934669:8a6b9cafb65d2d65e52a17f2ede7baeb.jpg)
Ana Vitória tem três anos. Ao avistar a câmera de fotografia, ficou com mais medo dela do que de tomar vacina. "Ele não vai te dar vacina, filha, vai só tirar uma foto", divertia-se a mãe de Ana, Rosane Kotski, 34 anos.
Mãe e filha residem no bairro Jardim Maluche e escolheram a Policlínica Central, na Praça da Cidadania, para participarem do Dia D da vacinação contra a gripe ocorrido no último sábado (9). "Gostei do atendimento. Isso me deixou tranquila", analisou Rosane.
Eram 8h15min quando elas chegaram. A fila estava pequena. Mas, com o passar das horas, chegavam mais crianças e idosos, em sua maioria. Salma Gomes, 72 anos, conversava na fila. Moradora da Rua 1o de Maio, essa foi a sétima vez que ela decidiu se imunizar contra a gripe. "A picadinha nem dói", disse ao receber a vacina.
A secretária municipal de Saúde, Crespa Webster, acompanhou a campanha pessoalmente e fez uma visita a todas as unidades de saúde de Brusque a fim de passar orientações aos profissionais que atenderam o público.
Além disso, uma equipe da prefeitura fez uma pesquisa com o público que participou do Dia D. As fonoaudiólogas Elisana da Silva e Sofia Pierini e a fisioterapeuta Isadora Fernandes Knoch fizeram perguntas à população relacionadas à saúde e também informaram sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde. "Buscamos mais participação popular, pois a saúde é feita principalmente de prevenção", afirmaram.
Adesão é considerada baixa
A data determinada pelo Ministério da Saúde como o Dia D teve baixa adesão na avaliação das vigilâncias epidemiológicas de Brusque e Guabiruba. A diretora de vigilâncias em Saúde de Brusque, Clotilde Imianowski, informou que até o último sábado foram imunizadas em torno de 5.300 pessoas no município, representando 23,2% da meta que é de 22.850 pessoas.
Em Guabiruba, a campanha iniciou no dia 27 de abril. De acordo com a responsável pela Vigilância Epidemiológica do município Ana Lúcia Tolentino, o público-alvo a ser imunizado em Guabiruba é de 3.500 pessoas, porém, mesmo a campanha tendo início no final do mês passado, até o momento apenas 874 doses da vacina trivalente foram aplicadas, representando 25% da meta.
A orientação é para que as pessoas que fazem parte do público-alvo procurem as unidades de saúde até o dia 22 de maio, data em que se encerra a campanha nacional. Neste ano,segundo a Secretaria de Estado da Saúde, já foram registrados em SC, três casos de influenza nos municípios de Araranguá, Jaraguá do Sul e Florianópolis. A recomendação do Ministério da Saúde é para que 80% dos cidadãos que integram os grupos de risco sejam vacinados.
Atualização às 11h25min com reportagem de Francisco Carlos