Conferência Municipal debate avanços
O público foi qualificado na realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu no sábado (8), na Uniasselvi/Assevim, em Brusque. Artistas, pessoas da sociedade, entes governamentais, acadêmicos, pessoas das mais variadas formações contribuíram para incrementar o debate sobre cultura e desenvolver propostas com foco no tema "Uma política de estado para a cultura - desafios do Sistema Nacional de Cultura", que fundamentava o evento.
A 4ª Conferência Municipal de Cultura é primeira etapa para a Conferência Nacional de Cultura e visa promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos, linguagens e práticas, valorizando o fomento, a formação, a criação, a divulgação e preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões. São em momentos como este que podemos ter contato com a linguagem cultural que o Sistema Nacional de Cultura nos traz e analisar onde nossas políticas municipais se encaixam. A cultura perpassa nossa vida, a partir dela construímos nossa história, é preciso estar em constante avaliação dos rumos que ela toma, considerou a superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Eudez Pavesi.
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, em sua fala lembrou que a cultura da cidade conquistou importantes avanços nos últimos anos, especialmente com a consolidação do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, que tem permitido o financiamento de obras e iniciativas culturais de artistas locais. Além disso, nos próximos meses a cultura da cidade receberá um local fixo de referência, com a inauguração da Praça da Cidadania, que já está em fase de conclusão para sediar a Fundação Cultural e outros serviços relacionados às atividades artístico-culturais do município. No meu ponto de vista, a cultura está viva e respirando em Brusque. Estamos contentes com o que estamos construindo, mas na conferência, juntos, temos a oportunidade de conferir o que há, apontar melhorias e desenvolver coisas novas, complementou o prefeito.
Colaboração: Phamela Hinhel