A campanha de vacinação contra a gripe prossegue com seu calendário de ações neste mês de maio em Brusque. Iniciada no último dia 4, a data definida pelo Ministério da Saúde como o Dia D acontecerá neste sábado (9) a partir das 8h em todas as unidades básicas de saúde, até as 17h.
A diretora de vigilâncias em Saúde de Brusque, Clotilde Imianowski, informa que pela determinação do Ministério da Saúde a meta é alcançar 80% de cobertura do público alvo. No município, esse público representa 22.810 pessoas.
A dose da vacina trivalente oferece proteção contra três tipos do vírus causador da gripe: influenza, A (H1N1), A (H3N2) e B.
Os grupos prioritários para a campanha são crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e doentes crônicos com recomendação médica (pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, entre outros).
A diretora também informou que, em Brusque, o Hospital Evangélico e Maternidade (HEM) e a Cidmed estão oferecendo a vacina à população que tem interesse em se imunizar contra a gripe e não está inserida no grupo de risco.
Nesse caso, a vacina oferecida é a tetravalente, que, na verdade, é a recomendada pela Organização Mundial da Saúde por ser mais eficiente. No entanto, nas duas entidades elas são vendidas pelo sistema privado a R$ 70 na Cidmed e R$ 90 no HEM.




